Sobratema Forum

Dimensões e oportunidades de um dos
maiores mercados globais da atualidade.

Palestrantes

Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo

Professor, médico, vereador, prefeito, deputado estadual e deputado federal duas vezes, vice-governador, governador e secretário de Desenvolvimento do Governo de São Paulo.

Geraldo Alckmin nasceu em Pindamonhangaba, cidade do interior paulista, em 7 de novembro de 1952. Ele é casado com Maria Lúcia Alckmin e tem três filhos: Thomaz, Sophia e Geraldo. Iniciou sua carreira na vida pública aos 19 anos, como vereador.

Médico por formação, especializou-se em Anestesiologia. Em 1976, aos 23 anos, foi eleito prefeito de sua cidade natal e se tornou o mais jovem da história da cidade a ocupar o cargo. Foi eleito em 1982 deputado estadual pelo PMDB. Em 1986, elegeu-se deputado federal.

Foi vice-líder da bancada na Assembléia Nacional Constituinte e, posteriormente, um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Na Câmara, foi o relator do Código de Defesa do Consumidor, e também o relator do projeto que originou a Lei de Benefícios da Previdência Social.

Em 1994, foi eleito vice-governador de Mário Covas. Além das atribuições do cargo, coordenou o Programa Estadual de Desestatização do Governo de São Paulo. Com a morte de Covas, em 2001, assumiu o governo e se reelegeu em 2002. Foi candidato à Prefeitura de São Paulo em duas ocasiões, em 2000 e em 2008. Concorreu à Presidência da República em 2006. Em 2009, foi empossado secretáio de Estado de Desenvolvimento. Em 2010, venceu as eleições para governador do Estado no primeiro turno, recebendo mais de 11,5 milhões de votos.

Mário Humberto Marques, Vice-Presidente da SOBRATEMA

Mário Humberto Marques é Vice-Presidente da Sobratema e Diretor de Equipamentos e Suprimentos da Construtora Andrade Gutierrez S.A. É engenheiro mecânico graduado em 1976 pela Universidade Federal de Uberlândia. Cursou MBA no IBMEC em finanças tendo concluído o curso em 1997 e pós-graduação lato senso pela FIA (USP) em gestão de negócios, concluído em 1999. Em 2.006 concluiu o curso Atualização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas.

Aperfeiçoou os procedimentos de gestão da frota da Construtora Andrade Gutierrez S.A. com objetivos pré-definidos e alcançados de renovação de frota, redução da idade média e gestão de desempenho através de índices de eficiência.

Desenvolveu o programa de Supply Chain da Construtora Andrade Gutierrez S.A. e aprimorou os processos de suprimentos em plataforma WEB e orientou o desenvolvimento de e-procurement próprio.

Mario Biselli, Diretor da Biselli + Katchborian Arquitetos

Mario Biselli, nascido em São Paulo, Brasil, em 1961, estuda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie onde se forma em 1985. Em 2000 obtém sua titulação de Mestre em Arquitetura e Urbanismo na mesma instituição. Acreditando que a prática da arquitetura deve estar sempre permeada pela reflexão acadêmica, inicia a partir de 1992, sua carreira como professor do Departamento de Projeto da Faculdade de Belas Artes de São Paulo e a partir de 1999 integra o corpo de professores do Departamento de Projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie.

Icaro Moreno Jr., Presidente da EMOP Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro

Ícaro Moreno Júnior Diretor Presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro - EMOP - nomeado pelo Governador Sérgio Cabral, desde 01/01/2007. Com um histórico profissional pontuado pelo comando de Empresas Públicas como a RIOLUZ e a RIOURBE, da Prefeitura do Município carioca, e a SERLA, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente, do Governo Estadual. Engenheiro Civil formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ em 1980, integrante do quadro do Instituto dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental, pela UERJ, completou também o Curso de Extensão em Engenharia Ambiental, na UFRJ. Em 2006, defendeu Dissertação de Mestrado sobre a Gestão de Recursos Hídricos de Empresa Pública, na área de Ciências em Planejamento Energético e Ambiental, pela COPPE/UFRJ. Na Área Acadêmica, é Coordenador Técnico das Engenharias da Universidade Veiga de Almeida, e Professor do Curso de Engenharia Civil, na disciplina Tópicos Especiais em Gestão de Recursos Hídricos.

Fabio Feldmann, Diretor da Fabio Feldmann Consultores

Consultor, administrador de empresas formado pela Faculdade Getúlio Vargas em 1977 e advogado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1979. Foi eleito deputado federal por três mandatos consecutivos (1986 – 1998) e atuou como Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo entre 1995 e 1998. Foi autor de parte da legislação ambiental brasileira, como o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal, a Política Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Acesso Público aos Dados e Informações Ambientais, e relator da Política Nacional de Recursos Hídricos, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica. Em 2000 ajudou a criar o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, do qual foi secretário executivo até o ano de 2004. Em 2005 colaborou com a criação do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade, do qual foi secretário executivo até abril de 2010. Tem participado de inúmeras organizações da sociedade civil, tanto nacionais quanto internacionais, desde o começo de sua vida profissional. Foi fundador da SOS Mata Atlântica (da qual foi também o primeiro presidente), da OIKOS, Funatura e Biodiversitas. Além disso, já atuou como membro conselheiro da CI – Conservation International, Ecological Footprint, LEAD - Leadership for Environment and Development (programa de liderança patrocinado pela Fundação Rockefeller), GRI – Global Reporting Initiative e Greenpeace Internacional e foi membro do Grupo Especial para a Rio+10 da IUCN - International Union for Conservation of Nature an Natural Resources. Como reconhecimento ao seu comprometimento com a causa ambiental, Fabio Feldmann recebeu em 1990 o Prêmio Global 500 das Nações Unidas. Faz parte do Conselho sobre Mudanças Climáticas do Deutsche Bank, Conselho do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, Conselho da Amigos da Terra, dentre outros. Atualmente dirige seu próprio escritório de consultoria, que trabalha fundamentalmente com questões relacionadas à sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

Ricardo Pereira Leite – Secretário de Habitação do Município de São Paulo e Presidente da COHAB

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1981), com especialização em Finanças pela Fundação Getulio Vargas (1986) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Secretário Municipal de Habitação e Presidente da Cohab-SP. Membro dos Conselhos Municipal e Estadual de Habitacão de Sao Paulo. Atuou por mais de 20 anos na iniciativa privada, no desenvolvimento de empreendimentos imobiliarios.

Ethevaldo Siqueira, Jornalista

Ethevaldo Siqueira é jornalista, escritor e consultor especializado em telecomunicações, eletrônica e novas tecnologias da informação.

  • Colunista do jornal O Estado de S. Paulo, para o qual escreve desde 1967;
  • Comentarista da Rádio CBN com a coluna diária Mundo Digital.
  • Ganhou, entre outros, Prêmio Comunique-se de 2007 (Jornalista de Tecnologia); Prêmio InRio-2010-Personalidade do Ano-Mídia Impressa/Falada (O Estado de S. Paulo & CBN), Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, do CNPq (1985), duas versões do Prêmio Esso de Jornalismo (1968 e 1978).
  • Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP nas disciplinas Tecnologia da Informação e Telemática do Curso de Jornalismo), de 1986 a 1996.
  • Fundou e dirigiu as revistas RNT (Revista Nacional de Telecomunicações (de 1979-2001) e TelePress Latinoamérica (de 1991-2001).
  • É autor de 12 (doze) livros, entre os quais 2015-Como Viveremos – Editora Saraiva, São Paulo, 2004, em terceira edição; Tecnologias que mudam nossa vida – Autor e organizador – Editora Saraiva, São Paulo, 2007; Revolução Digital – Editora Saraiva, São Paulo, 2007. Para Compreender o Mundo Digital – Editora Globo –São Paulo – 2008.

Gesner Oliveira - Professor da FGV e Sócio da GO Associados

Gesner Oliveira é professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas São Paulo desde 1990. É doutor pela Universidade da Califórnia (Berkeley), mestre pela Universidade de Campinas e bacharel pela Universidade de São Paulo. Foi professor-visitante da Universidade de Columbia nos EUA em 2006.
Foi Secretário Adjunto de Política Econômica em 1993-94 e Secretário de Acompanhamento Econômico em 1995 no Ministério da Fazenda. Exerceu dois mandatos como presidente do CADE em 1996-2000. Foi sócio da Tendências em 2000-07. Foi Presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em 2007-10.
Fundou a GO Associados que atua nas áreas de estudos econômicos, regulação em infraestrutura, avaliação e reequilíbrio econômico financeiro, defesa da concorrência, defesa comercial e parcerias nas áreas de saneamento e soluções ambientais.

Local: Fecomércio

Rua Doutor Plínio Barreto, 285
Bela Vista - São Paulo
Mapa de localização

Data: 18/10/2011

Horário: das 8h às 18h

Mais informações:
sobratema.forum@acquacon.com.br
11 3868-0726

Patrocínios:
Sylvio Vazzoler
svazzoler@sobratema.org.br

Realização:
Sobratema
Secretaria Executiva:
Acqua Consultoria
Apoio de Mídia:
Mídia

Patrocinadores:

Cota Diamante:

Cota Ouro:

Cota Prata: