Sobratema Forum

Dimensões e oportunidades de um dos
maiores mercados globais da atualidade.

Palestrantes

Joelmir Beting

Jornalista especializado em análise econômica desde os anos 60, quando começou a publicar no jornal Folha de S.Paulo sua coluna diária que logo passou a ser redistribuída a até meia centena de jornais em todo o País. Nos anos 80, Joelmir transferiu a coluna e sua distribuição para o grupo do jornal O Estado de S.Paulo, onde permaneceu até fins de 2003, quando decidiu concentrar suas atividades no rádio e na tv, depois de mais de 40 anos na mídia impressa diária.

Nos anos 70, Joelmir fora precursor do jornalismo econômico na TV, tendo introduzido a análise dos fatos econômicos em linguagem acessível. Foi comentarista das TVs Gazeta (no ano de sua fundação), Bandeirantes e Globo. Ao mesmo tempo, atuava nas emissoras de rádio desses grupos.

Desde março de 2004, participa diariamente do Jornal da Band e do Primeiro Jornal, na TV Bandeirantes. É âncora do Canal Livre, apresentado aos domingos. Faz comentários diários no canal de tv fechada do grupo, a BandNews (Notícia), e em dois programas da Rádio Bandeirantes (Gente e Três Tempos). Participa também do programa diário de esporte, Beting&Beting, com seu filho, Mauro Beting, alternadamente com seu sobrinho, Erich Beting, ambos jornalistas especializados nesse setor.

Desde o ano 2000, mantém seu próprio site, www.joelmirbeting.com.br, dedicado à análise macroeconômica.

Parte importante de sua rotina de trabalho é participar de eventos corporativos, convidado que é a ministrar palestras sobre cenários macroeconômicos com foco na área de interesse do grupo presente.

Jornalista, com formação universitária em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Joelmir é paulista, nascido em Tambaú em 1936, é casado há mais de 40 anos com Lucila, sua assessora durante mais de 25 anos.

Tem dois filhos, Gianfranco (publicitário, casado com Sharon Weisman Beting, também publicitária) e Mauro (jornalista casado com Helen Martins, também jornalista), e quatro netos, Luca, Thomas, Gabriel e Martin.

Ao longo de sua carreira, recebeu vários prêmios, destacando-se entre os mais recentes o Comuniquese Mídia Eletrônica, como melhor analista de Economia da TV e mídia eletrônica, por três vezes (2009, 2006 e 2004), o Apimec-MG de Jornalismo Econômico (em 2004) , o Apimec-SP de Jornalismo Econômico (em 2003), além do Grande Prêmio Instituto Ayrton Senna de Jornalismo (o primeiro da série, em 2001). O mais recente é o Apimec-Rio, premiado como melhor profissional de comunicação (2009/2010).

Leon Myssior

É arquiteto e urbanista e diretor comercial da Myssior Gestão de Projetos, onde atua na captação de novos negócios, gerenciamento e coordenação de projetos, planejamento estratégico e institucional. Vice-presidente de Arquitetura do Sinaenco – Sindicato da Arquitetura da Engenharia e Coordenador do Fórum dos Arquitetos da Copa. Já atuou como presidente do GEMARQ – Grupo de Empresas Mineiras de Arquitetura e Professor convidado do IETEC – Instituto de Educação Tecnológica.

Mário Humberto Marques

Mário Humberto Marques é Presidente da Sobratema e Diretor de Equipamentos e Suprimentos da Construtora Andrade Gutierrez S.A. É engenheiro mecânico graduado em 1976 pela Universidade Federal de Uberlândia. Cursou MBA no IBMEC em finanças tendo concluído o curso em 1997 e pós-graduação lato senso pela FIA (USP) em gestão de negócios, concluído em 1999. Em 2.006 concluiu o curso Atualização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas.

Aperfeiçoou os procedimentos de gestão da frota da Construtora Andrade Gutierrez S.A. com objetivos pré-definidos e alcançados de renovação de frota, redução da idade média e gestão de desempenho através de índices de eficiência.

Desenvolveu o programa de Supply Chain da Construtora Andrade Gutierrez S.A. e aprimorou os processos de suprimentos em plataforma WEB e orientou o desenvolvimento de e-procurement próprio.

Mauro Yuji Hayashi

Mauro Yuji Hayashi é Engenheiro Mecânico pela UFPR, com especializações em Engenharia de Petróleo e Engenharia de Reservatórios pela Petrobras, Gestão de Negócios pela UFPE e Gestão de Riscos pelo IBMEC-RJ. Tem 25 anos de experiência profissional na Petrobras, onde atuou com operações de produção marítimas, processamento de gás, gerenciamento de reservatórios, cálculo de reservas, implantação de projetos, desenvolvimento de novos negócios e avaliação de desempenho empresarial.

Desde Set/2008 é o Gerente de Planejamento da PETROBRAS/E&P-PRESAL, tendo como principais atividades a coordenação da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Pré-Sal (PLANSAL) e a estruturação da Carteira de Projetos (Portfólio) do Pré-Sal.

Miguel Colasuonno

Diretor administrativo da Eletrobras

Economista, com PhD em Relações Internacionais pela Vanderbilt Universit (EUA) e pós-graduado em Economia, com especialização em Comércio Internacional e Câmbio, pela Universidade de São Paulo. Foi prefeito de São Paulo de 1973 a 1975. Presidente da EMBRATUR, criou os “Portões de entrada do Nordeste”, desenvolveu inúmeros programas que intensificaram o turismo interno, com parceria com a iniciativa privada, construiu “Terminais de Turismo Popular”, em conjunto com as prefeituras locais, de 1980-1985. Presidente do Conselho Regional de Economia da Secretaria do Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, responsável pela implantação do “Balcão de Projetos”, programa que subsidiava projetos para médias e micro-empresas do Estado de São Paulo – 1968-1970. Secretário de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, criou e executou o “Programa de Interiorização do Desenvolvimento Econômico”, responsável pela descentralização da Economia e conseqüente geração de empregos no interior do Estado de São Paulo de 1971-1973. Coordenador de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento da Presidência da República, durante o governo Geisel, 1971-1973. Presidente da Ordem dos Economistas e Sindicatos dos Economistas, por dois mandatos, criou na época o “Índice do Custo de Vida” da classe média, este índice é o único no Brasil e serviu de correção salarial da classe média e profissionais liberais durante a época de inflação galopante, entre 1986-1995.

Paulo Tarso Vilela de Resende

Líder do Processo Desenvolvimento, Membro do Comitê do Núcleo Técnico, Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral.

TITULAÇÃO

  • Doutor em Planejamento de Transportes e Logística, pela University of Illinois at Urbana Champaign – EUA, 1995.
  • Mestre em Planejamento e Engenharia de Transportes, pela Memphis State University, Tennessee – EUA, 1991.
  • Especialista em Planejamento Urbano, pela University of Illinois at Urbana Champaign – EUA, 1994.
  • Especialista em Estatística, pela University of Illinois at Urbana Champaign – EUA, 1993.
  • Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade FUMEC, 1987.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

  • Líder do Processo Desenvolvimento, Membro do Comitê do Núcleo Técnico, Professor e Pesquisador de logística, cadeia de valor, supply chain e planejamento de transporte da Fundação Dom Cabral - FDC.
  • Editor-chefe da Revista DOM, da Fundação Dom Cabral.
  • Coordenador Acadêmico do Mestrado Profissional em Administração FDC/PUC Minas.
  • Professor do Curso de Mestrado Profissional em Administração da PUC/MG, desde 2001.
  • Professor e Coordenador do Núcleo de Estudos Logísticos, de 1998 a 2000, e Superintendente do Departamento de Pós-Graduação, em 2000, do Centro Universitário UNA.
  • Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 1995-1998.
  • Professor e Pesquisador Assistente da Memphis State University, 1989-1991.
  • Foi Diretor, Consultor, Professor de Logística e Gerência de Operações do IBMEC.
  • Supervisor de Administração do Consórcio Metropolitano de BH-Demetrô, em 1983 e 1984; e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos CBTU-STU/BH, de 1985 a 1989.
  • Membro Sênior do Institute of Transportation Engineers – EUA; Membro do Instituto Pan-Americano de Carreteras – Federal Highway Administration – EUA e Membro do Supply Chain Council – EUA.
  • Capacity Committee Member, Transportation Research Board – EUA, desde 1992.
  • Membro da Câmara de Transportes da Sociedade Mineira de Engenheiros.
  • Membro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura/MG, desde 1987.
  • Professor em Cursos in-company em diversas empresas de grande porte.
  • Professor e pesquisador nas áreas de Logística, Transportes e Gestão da Produção de empresas nacionais e internacionais, e do Banco Mundial para Projetos de Logística no Brasil.
  • Professor da Faculdade de Ciências Gerenciais da UNA, 1998-2000.
  • Pesquisador da Faculdade de Ciências Gerenciais UNA, desde 1995.
  • Pesquisador assistente da University of Illinois/EUA, 1991-1995.

PUBLICAÇÕES

  • Autor de livros e artigos nas áreas de logística, transporte, cadeia de valor, supply chain management, vendas e canais de distribuição.
  • Siegbert Zanettini

    Siegbert Zanettini (São Paulo, 12/10/1934) é Arquiteto Urbanista e Professor Titular pela FAU-USP. Titular da Zanettini Arquitetura, com mais de 50 anos de atuação profissional, sua obra inclui 1.200 projetos realizados em mais de 5 milhões de metros quadrados, além de quatro décadas de vida dedicadas ao conhecimento acadêmico.

    Principais premiações e reconhecimentos públicos

    Destaque para os prêmios Governo do Estado de São Paulo (1966), Carlos Barjas Milan com Habitação Unifamiliar (1967), IAB-N com Habitação Unifamiliar Obra construída (1968), Bienal IAB-SP com Habitação Unifamiliar (1971), 1ª BIA - IAB (Recife, 1992) com o Hospital Municipal Ermelino Matarazzo e a Clínica Ortopédica Dr. Luis Pistelli, Destaque na 2ª BIA-SP (1993) com a Escola Panamericana de Arte, ABCEM (1999) com a Escola Panamericana de Arte – Unidade Angélica, Top Hospitalar (2001 e 2002), Arquiteto do Ano na Área Hospitalar concedido pelo Centro Universitário São Camilo (2003) e Prêmio A La Excelência Illafa (2004).

    Ganhou os concursos do Clube Sírio Libanês (Santos, 1964) e da Maternidade Vila Nova Cachoeirinha (1968).

    Medalha honra ao Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, como profissional que contribui para o desenvolvimento tecnológico do País pertinente à profissão na 61ª Semana Oficial da engenharia, da arquitetura e da agronomia em São Luiz do Maranhão (2005).

    Prêmio "TOP OF QUALITY" 2005. "Primeiro em Qualidade Nacional e Internacional". Prêmio Hospital Best (2005). Prêmio Master no 2º Grande Prêmio de Arquitetura Corporativo (2005).

    Sala Especial como homenageado na 6ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2005).

    Academia Brasileira de Arte, Cultura e História confere o Prêmio Brasileiro da Qualidade ao Sr. Siegbert Zanettini por ter apresentado alto índice de satisfação em todos os quesitos exigidos pela Divisão de Coordenadoria Geral de Projetos Nacional de Pesquisa (2006).

    Ganhador do Prêmio Sustentabilidade no IV Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa (2007).

    Certificado de Membro Honorário do GBC Brasil (2008), pela adoção de projetos e produtos com baixo impacto ambiental em prol do desenvolvimento sustentável, Prêmio Destaque Saúde Projeto Predial no V Grande Prêmio de

    Arquitetura Corporativa, com o projeto Hospital e Maternidade São Luiz – Anália Franco (2008).

    Prêmio Máster de Reconhecimento na área de Projetos de Arquitetura – Câmara Brasileira de Cultura (2009).

    Zanettini foi o único arquiteto contemplado na primeira edição do prêmio Greening, quando teve a honra de receber do diretor-executivo do GBC Brasil Nelson Kawakami e da organização da Feicon 2010 o troféu que representa um reconhecimento público para os destaques da construção sustentável.

    Duplamente homenageado em 2010, durante cerimônia na 13ª Office Solution, Zanettini ganhou o prêmio destaque no VII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, na categoria Centros Educacionais e Culturais, com o projeto Brazil Research & Geosciences Center – BRGC desenvolvido para Schlumberger Serviços de Petróleo.

    Prêmio Socioambiental “Chico Mendes” 2010

    Publicações sobre a obra de Siegbert Zanettini

    - Cadernos Brasileiros de Arquitetura, Arquiteto Sigbert Zanettini, Projeto Editores Associados, 2ª edição.
    - Arquitetura Razão Sensibilidade, Edusp, 2002.
    - A Obra em Aço de Zanettini, J.J. Carol editora, 2007.
    - A BOA ARQUITETURA DE UMA GERAÇÃO, Editora Pini, 2010.
    - Edição especial A Obra em Aço de Zanettini, J.J. Carol editora, 2010.

    Principais projetos Zanettini

    Hospitais
    Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, Hospital e Maternidade São Camilo – Novo bloco, Atrium do Hospital Albert Einstein, Clinica Ortopédica Pistelli, Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos, Hospital e Maternidade São Conrado (RJ), Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, Hospital Geral de Pedreira, Hospital Municipal de Ermelino Matarazzo, Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha, Unidade Avançada Perdizes do Hospital Albert Einstein e Hospital Life.

    Escolas
    Panamericana Escola de Arte e Design– unidades Groenlândia e Angélica - SP, Instituto Santa Ursula – Ribeirão Preto – SP e Escola Beit Yaacov.

    Projetos recentes
    Obra de ampliação do CENPES - Centro de Pesquisas da Petrobras na Ilha do Fundão - RJ; TJDFT - Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública em Brasília, primeira obra pública com a certificação LEED; Centro de Pesquisa do Instituto Cultural Inhotim – MG; Nova Sede da Reitoria UNICAMP – Campinas; Centro de Educação Ambiental Votorantim, entre outros.

    Yoshio Kawakami

    Yoshio Kawakami assumiu o cargo de Presidente da Volvo Construction Equipment Latin America em 2000, tornando-se responsável pela atuação da empresa em um território total equivalente à mais de duas vezes o tamanho da Europa. Sob seu comando desenvolveu o processo de reestruturação, crescimento e desenvolvimento da rede de distribuidores Volvo, assim como a expansão dos pontos de Marketing Hubs, buscando o crescimento contínuo através da excelência em produtos e serviços.

    Em 1975, iniciou sua carreira como engenheiro de Qualidade na indústria automobilística no Brasil. Atuou nas áreas de Engenharia Experimental, Serviços, Vendas e Marketing de equipamentos agrícolas e motores diesel até 1984, quando iniciou sua atuação na Cummins Latin America. Na Cummins atuou em diversas posições como Exportação, Comunicação, Marketing e Vendas de motores diesel, assumindo a Diretoria Comercial e de Engenharia. Foi Presidente da Cummins Japan, sediada em Tóquio, antes de assumir a presidência da Volvo Construction Equipment Latin America.

    Formado pela Faculdade de Engenharia Industrial, no curso de Engenharia Mecânica e de Produção e pós-graduado pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e pelo PDG - Programa de Desenvolvimento Gerencial.

    Local: Fecomércio

    Rua Doutor Plínio Barreto, 285
    Bela Vista - São Paulo
    Mapa de localização

    Data: 14/10/2010

    Horário: das 8h às 18h

    Mais informações:
    sobratema.forum@acquacon.com.br
    11 3871-3626

    Patrocínio:
    giovana@sobratema.org.br
    11 3662-4159

    Realização:
    Sobratema
    Secretaria Executiva:
    Acqua Consultoria
    Apoio de Mídia:
    Mídia

    Patrocínio Diamante:
    Patrocínio Diamante
    Patrocínio Ouro:
    Patrocínio Ouro
    Patrocínio Prata:
    Patrocínio Prata
    Patrocínio Bronze:
    Patrocínio Bronze
    Apoio:
    Apoio